As vendas das farmácias no país subiram 12,51% de janeiro a julho, em relação ao mesmo período do ano passado, e somaram R$ 16 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) informados com exclusividade ao Valor.
A comercialização de medicamentos cresceu 10,45% no acumulado do ano, alcançando R$ 10,9 bilhões. A venda de não medicamentos teve alta maior, de 17,21%, com receita de R$ 5,1 bilhões, puxando a expansão de forma mais forte. Isso ocorre, segunda a Abrafarma, pelo fortalecimento do canal como referência nas compras de produtos de higiene e beleza, inclusive lançamentos das marcas - o setor concorre com outros canais, como supermercados e hipermercados nessa categoria.
Segundo Sergio Mena Barreto, presidente da entidade, o aumento do emprego formal nos anos passados, assim como a expansão mais forte da rede até 2012 abriu espaço para o crescimento mais consolidado do segmento de farmácias no país, que depende mais de renda do que de crédito para se expandir.
A taxa de crescimento das farmácias, comparado a outros segmentos do varejo, é considerada elevada. Neste ano, o varejo alimentar, de construção civil e atacado se expande a taxas menores do que esta. Isso indica o nível de resiliência desse mercado em relação aos demais segmentos.
Segundo dados da associação, foram vendidos 1,2 bilhão de unidades de produtos nas farmácias de janeiro a julho, alta de 4,18% em relação ao mesmo intervalo de 2012. Existem 4.899 drogarias no país pelos dados de julho, um crescimento de 8% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Dados da Abrafarma mostram que a estimativa é que as redes independentes atinjam 86% do faturamento do setor neste ano, e as redes de grande porte, estabelecidas em cadeias varejistas nacionais, fiquem com os 14% restantes.
Fonte: Valor Econômico
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